Bruxelas Gastronômica
por
Escolha a melhor de suas calças de cintura com elástico: os belgas servem uma variedade notável de especialidades comestíveis, incluindo o chocolate mais gostoso do mundo!
Uma das maravilhas: o gaufre tradicional, vulgo waffle, você encontra sendo vendido despretensiosamente em qualquer portinha ou food truck e custam a partir de € 1,00 pois, conforme o recheio escolhido esse preço varia um pouco.
Embora seja de origem belga, ainda existe, dentro do país, uma ramificação na elaboração. O gaufre de Liège é feito com uma massa que leva fermento biológico, e não fermento químico em pó como o de Bruxelas. Aquele é parecido com um pão doce e a receita original leva “açúcar em pérolas” na massa, que ao assar, por causa das bolinhas de açúcar, formam pontos doces e crocantes por todo o waffle. Já o de Bruxelas, a massa é liquida e aerada, mas nem por isso menos deliciosa. Na dúvida, experimente os dois.
O belga é o maior consumidor de batatas fritas, e o cheiro pela cidade entrega sua fama. Em qualquer restaurante você as encontra junto aos principais pratos: os famosos mexilhões, filet americano e a Carbonnade à la Flamande. As batatas são um cartão postal a parte. Conhecidas como as melhores do mundo, apresentam uma cor dourada inconfundível graças ao tipo de batata: Bintje, e devem isso ao teor de açúcar dessa espécie. São duplamente fritas em gordura animal, na primeira vez a 130 graus e quando servida ao cliente recebe outra fritura de 180 graus. Acredite: é impossível resistir!
A cerveja tem fundamental importância para o país e lá eles a levam muito a sério, inclusive, em séculos passados, foi necessária mais do que a água. Sua fabricação é uma arte quase mística na Bélgica e muitas cervejas ainda são criadas da maneira tradicional: em mosteiros! Os destaques são: Westmalle, Westvleteren, Chimay, Orval, Rochefort e Archel.
Outra variação da cerveja belga é a do tipo Lambic, típica de Bruxelas, feita de trigo e fermentada com levedura natural presente no ar.
Espalhados por toda a cidade há vários bares onde o difícil é resistir aos diversificados rótulos! São sabores e valores pra todos os gostos e bolsos.
O mais conhecido dos bares é o Cafe Delirium, aquela que tem como símbolo um elefante cor de rosa, uma das marcas mais famosa da Bélgica, que ganhou fama por estar devidamente listado no Guinness Book of Records como o bar que tem mais cervejas do mundo. São mais de 250 rótulos. Mas, lá não tem garçom, então cada vez que quiser uma cerveja ou aperitivo, precisa disputar um espaço no balcão, fazer seu pedido e realizar o pagamento na hora e em dinheiro. Da pra aproveitar o pedido em pé, ali pelo pub ou encontrar uma mesa livre. Vale a visita com certeza!
Outra indicação do I love Viagem está estratégicamente posicionado ao lado do Manneken Pis. O Poechenellekelder tem uma estrutura inversalmente proporcional ao tamanho do seu nome, mas o approach na mesa conquista o freguês. Portanto, você só precisa escolher onde quer sentar (parte externa, piso superior ou piso inferior) e o garçom vem atende-lo. Aqui cada cerveja é servida em copo específico e tem mais de 90 rótulos pra escolher. Achamos mais aconchegante, sem falar que o preço é convidativo.
Porém, se quer economizar e ainda assim ter a experiência de degustar uma cerveja belga, na cidade tem inúmeros Carrefour (supermercados), sugerimos que de um pulo em algum e escolha entre os tantos rótulos e leve pra saborear no hotel. Ah! Se escolher uma do tipo lambic, não esqueça de também de adquirir um saca-rolhas.
O belga consome 8 kgs de chocolate por ano. Isso mesmo! E vamos falar, não sabemos qual o segredo, pois não vemos gordinhos por lá! São diversas boutiques e variados tipos, uma imensidão de sabores, que agradam mesmo os que não são tão fans de doces. As mais conhecidas são: Leonidas, Godiva, Neuhaus, La Belgique Gourmande, Corné, Pierre Marcolini e Mary, a preferida da família real belga. Por toda cidade você as encontra, tem até uma galeria só delas: Royales St. Hubert.
E então, curtiu nossas dicas? O I love Viagem adoraria saber qual desses sabores é o que te leva/levaria até lá. Por aqui foram todos.
Acompanhe também nosso post, no qual falamos um pouco sobre pontos mais visitados em Bruxelas.