O Peru é tão complexo quanto suas entrelaçadas e requintadas tecelagens. Os festivais marcam ritos antigos, a inovação da vanguarda urbana e a natureza transbordam com esplêndida diversidade.

A principal procura a esse país está pela peregrinação à gloriosa cidadela Inca de Machu Picchu, no entanto, este sítio é apenas um frame da história de 5000 anos daquele povo. Ali no Peru estão as maiores ruínas pré-colombianas de todas as Américas (restos de Chan Chan); os enigmáticos geoglifos gravados na terra árida em Nazca, as florestas acidentadas que cercam a fortaleza de Kuelap, e grandes museus, como o de Lima, que revelam a sofisticação, habilidade e paixão dessas civilizações perdidas. Uma visita ao Peru, certamente, te levará bem próximo do passado.

Na capital da culinária latina, as opções deslumbram, e uma questão existencial assombra todos os peruanos: o que comer? Ceviche com lascas de pimenta e milho, ensopados cozidos a lenha ou chocolate aveludado da Amazônia.

A grande diversidade geográfica e fusão cultural trouxe ingredientes que vão desde os tubérculos das terras altas aos frutos da selva tropical até uma culinária complexa de influência espanhola, indígena, africana e asiática. Explore os sabores nos mercados municipais. Prove os “anticuchos” grelhados (espetinhos de carne) nas esquinas das ruas e, porque não - esbanje um pouco na requintada novoandina (nouvelle cuisine peruana).

Se sinta acolhido e bem-vindo quando estiver no Peru, um lugar de crenças míticas de uma rica herança cultural. Lugar onde divindades antigas reencarnaram como santos cristãos, peregrinos escalam montanhas na calada da noite e ícones são exibidos em praças lotadas como antigamente eram as múmias dos governantes incas. A história é poderosa por lá e continua pulsando, e não há melhor maneira de experimentá-la do que se permitir viver essa imersão.

Lima é a capital e a maior cidade do Peru, está envolta em história com uma civilização que remonta a milênios, mas, também, é sofisticada, com museus imponentes exibindo cerâmica sublime; galerias estreiando arte provocativa; procissões religiosas solenes que relembram o século XVIII e boates lotadas que dispensam batidas tropicais. Nenhum visitante pode perder o gênio culinário da capital, parte de uma revolução gastronômica que já dura mais de 400 anos.

O centro histórico, formado pelos distritos de Lima e Rímac, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1988, tendo como exemplos de arquitetura colonial: Basílica e Convento de São Francisco de Lima, a Plaza Mayor, a Catedral e o Palácio de Torre Tagle.

Lima é conhecida como a "Capital Gastronômica da América", por conta da mistura trazidas pelos colonizadores e imigrantes, e hoje em dia destaca-se com restaurantes reconhecidos internacionalmente. A culinária de Lima inclui comida crioula, chifas, ceviches e pollerias.

Os encantos dessa cidade são muito sutis e erguem-se ao longo do litoral de falésias em ruínas. Pense uma parte do sul de Cali mergulhada em uma forte dose de América Latina. Nem pense em perder isso.

PageLines