Cartagena
por
Sabe, quando descobri que visitaríamos a Colômbia, não fazia ideia do que nos esperava, pois, particularmente achei que o pais se resumisse em: Pablo e narcotráfico!
Mas, como felizmente, a vida é um aprendizado constante, lá veio ela mostrar o quão equivocado era esse pensamento.
Não sei precisar do que gostei mais, se das praias, da cultura, da arquitetura, do pôr do sol ou culinária!! Porém, certamente, saberia dizer do que de fato detestamos: ah os latinos, sempre na malandragem! Fiquem muito atentos com os taxistas.
Esse é o tipo de viagem que eu gosto bastante e chamo de roteiro custo-benefício, na verdade com uma leve predileção para os benefícios, porque vamos combinar que cabe no bolso, e sim sai mais barato que passar uns dias no nordeste do nosso Brasil.
A cidade colombiana é banhada pelo Mar do Caribe, então não seria de se espantar eu contar a vocês que as fotos não têm um mísero filtro, a cor e tonalidade são obras do criador!
Para conseguir uma foto nesse paraíso de águas azuis e areia branquinha, você precisa pegar um barco (voadora) ou uma Chiva (famoso ônibus local) e se deslocar pra Playa Branca.
Saiba que ao chegar lá receberá um assédio intenso nos vendedores ambulantes, os quais insistentemente tentam lhe enfiar seus produtos, quase que forçadamente. Atenção: NUNCA pegue nada em mãos para decidir se comprará, uma vez feito isso terá que fazer a aquisição e o preço pode ser amargo. Isso vale, principalmente, para as degustações de comidas e massagens, as quais dizem ser gratuitas, porém não são!
A praia tem infraestrutura básica, equivale a dizer que terá segurança (posto policial), barzinhos com bebidas e alguns aperitivos, além de cadeiras a beira mar, as quais se pagam pelo dia de uso. Reserve para isso pelo menos COP$ 30.000,00.
Tem também locação de snorkel e nadadeira, que por 30 minutos custam COP$ 15.000,00.
Tanto para ir quanto para voltar usam-se essas lanchas, que são mais rápidas e levam os turistas até a Playa Blanca em 45 minutos. O valor do passeio é de COP$ 30.000,00 por pessoas, o trecho, e é pago direto ao piloto.
Cartagena e sua cidade murada é um espetáculo a parte, dessa vez obra de seus moradores, que fazem questão de manter as fachadas repletas de um colorido vibrante, que se completam com lindas floreiras as quais enfeitam suas fachadas!
A cidade tem boa infraestrutura, tem aeroporto e é servida de rodovias que permitem acessos a capital Bogotá (embora seja longe, basta apenas uma horinha de avião) e cidades vizinhas, que também tem seus encantos.
Então, essa é uma versão da tal Chiva, que os moradores usam para se deslocarem entre bairros e também entre cidades. Mas, a pergunta que fica: Por que, então ela é se tornou uma atração?
Bom, nem toda Chiva é propriamente uma, mas como tudo vira uma oportunidade para atrair os turistas que não se sentem confortáveis em compartilhar itinerários cotidianos, mas querem andar no colorido e chamativo veículo, criaram a Rumba in Chiva, uma mistura de city tour com balada, a qual acontece dentro do ônibus no melhor estilo caribeño e serve apenas aos turistas.
O I love Viagem usou a Chiva tradicional, como ônibus de linha, e podemos dizer que foi uma experiência única presenciar serem transportados no mesmo espaço: pessoas, animais, comida e, acreditem, uma caixa d’água.
Não serão raras as fotos de pôr do sol por aqui, pois essa contemplação é fascinante! Portanto, logo descobrimos pontos interessantes para captar esse momento da natureza. Na cidade murada, tem um restaurante chamado Caminho del Mar construído estrategicamente para que os visitantes, ao passo que desfrutam desse presente divino, saboreiem uma refeição deliciosa.
Como puderam perceber, Cartagena é detentora de muitos atributos, e além do tão procurado mar azul, tem também uma noite bastante agitada em seus clubes, que apresentam desde o famoso Regaton Colombiano, passando pela Salsa até a Rumba. Os mais conhecidos: Donde Fidel Salsa Club, Casa de la Cerveza, Bourbon Street e Havana Club. Opções não faltarão, tem até o mais americano dos bares por lá: o Hard Rock Café.
E então ficou com vontade de conhecer?
O I Love Viagem garante que seria uma viagem e tanto! Clique aqui e veja um roteiro otimizado. A cidade é encantadora!!
E você já conhece ou pretende visitá-la? Comente e compartilhe.